A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) promove na Praia uma formação para árbitros de futebol, de 21 a 26 de novembro, no âmbito de uma parceria com a Associação de Escolas de Futebol de Cabo Verde (AEFCV).

Destinada a 40 formandos e com duração de seis dias, esta acção de formação será ministrada por árbitros internacionais da APAF de referência no panorama futebolístico internacional, Olegário Benquerença, João Capela e José Ramalho.

A comitiva da APAF, de acordo com a organização, vai ser liderada pelo seu presidente, Luciano Gonçalves, que apoiará também a criação de uma Academia/Associação de Árbitros de Cabo Verde.

De acordo com a programação, este curso abarca um programa que contempla teoria, prática, observação em acção com filmagens em jogos da Liga 4G Play 2019/2020, visualização e debate dos vídeos, e vai culminar com um teste de aptidão.

O melhor formando, assegura a organização, participará num estágio em Portugal, onde terá oportunidade de conviver e aprender com alguns dos melhores árbitros internacionais em actividade.

O presidente da APAF, Luciano Gonçalves, acredita que “esta parceria irá certamente contribuir para a valorização das competições realizadas em Cabo Verde, quer organizadas pela AEFCV quer outras a nível nacional”.

Enquanto isto, o presidente da AEFCV, Paulo Canuto, considerou tratar-se de uma parceria “natural e muito desejada, de modo a permitir uma formação mais completa aos árbitros de Cabo Verde, potenciando a qualidade dos mesmos, e consequentemente colaborar na melhoria da qualidade do futebol”.

Esta formação enquadra-se no projecto Liga 4G Play, gerido pela AEFCV, “que tem vindo a crescer desde 2015”, tendo na época 2018/2019, promovido competição de futebol em seis escalões, designadamente sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-19 (masculino) e sub-17 (feminino).

Durante cerca de sete messes estiveram envolvidas nesta Liga 24 escolas, 62 equipas e cerca de 1.600 praticantes.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.