Em janeiro, o YouTube disparou mais um “tiro certeiro” nas suas rivais Twitch e Mixer ao assegurar os direitos exclusivos de transmissão de streaming dos torneios da Activision Blizzard. Ação avançada para recuperar terreno às suas rivais Mixer e Twitch. Em causa está a garantia exclusiva das transmissões no YouTube dos jogos mais populares da editora norte-americana, no contexto dos eSports, tais como o Call of Duty League, Overwatch League e Hearthstone.

Na altura da revelação, não haviam sido adiantados os valores desta exclusividade, nem a data de duração do contrato. A Esports Observer avança agora com os números milionários que a empresa da família da Google teve de pagar para garantir as competições. Nada mais que 160 milhões de dólares, para uma duração de três anos de exclusividade pelos torneios e ligas.

O negócio terá tido início nos direitos da Overwatch League, por alegadamente 90 milhões de dólares por dois anos, tendo-se depois ajustado o contrato para os restantes jogos. Hearthstone, que não é um dos principais nomes com mais audiência nos eSports, revelou-se ser um brinde de luxo que a Activision Blizzard colocou na mesa de forma gratuita na celebração o contrato.

No entanto, o negócio pressupõe alguns objetivos contratuais de incentivo, nomeadamente visualizações, vendas de publicidade e outros retornos. Outra contrapartida significativa para a editora de videojogos é que esta passa também a beneficiar dos serviços de cloud computing da Google nas suas operações. Assim, a Google passa a disponibilizar a sua infraestrutura “na nuvem” à Blizzard para a hospedagem de jogos.

A entrada da Google no mercado dos videojogos é recente, recorde-se que a empresa lançou o seu serviço de gaming e streaming, o Google Stadia, em 2019. Além disso, o YouTube é um dos principais destinos para os entusiastas de gameplays. De acordo com um dos mais recentes relatórios da StreamElements, o Twitch continua a sagrar-se como o “campeão” entre as plataformas de streaming de videojogos, com mais de  727 milhões de horas transmitidas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.